5 Versículos da Bíblia sobre lutas e provações: Encontrando luz na negrume

As lutas e provações da vida podem nos deixar com a sensação de insuficiência, mas por trás de cada revés está o projecto de Deus. Você já procurou esperança no desespero? Você já desejou orientação em tempos difíceis? Estes 5 versículos vão te ensinar a fortalecer sua fé durante as provações e encontrar a força para seguir em frente. Ao lê-los, você perceberá que o sofrimento não é o termo, mas um caminho para maiores bênçãos de Deus.

1. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal qualquer, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam” (Salmos 23:4).

Na jornada da vida, inevitavelmente encontramos “o vale da sombra da morte”, porquê a tristeza de revés matrimoniais, o sofrimento da doença, a sofreguidão das lutas da curso , a confusão sobre a direção da vida ou o susto que vem com desastres, e muito mais. Nesses momentos dolorosos, sem esperança e sombrios, muitas vezes nos sentimos solitários e impotentes. Mas oriente versículo nos lembra que, mesmo na mais profunda negrume, a presença de Deus brilha mais intensamente. A vara e o cajado de Deus não nos impedem de entrar no vale; ao contrário, eles nos oferecem conforto e força durante o nosso sofrimento. Sua vara representa Sua proteção, enquanto Seu cajado simboliza Sua orientação. Mesmo quando não conseguimos ver o caminho primeiro, Sua mão ainda está no controle de tudo.

Cada vale da sombra da morte é uma oportunidade para o nosso prolongamento místico. É nesses momentos difíceis que aprendemos a responsabilizar na orientação de Deus. Deus não nos deixou enfrentar a negrume sozinhos; pelo contrário, Ele está conosco em nossos momentos mais fracos, nos puxando e protegendo. Assim porquê Deus diz: “É muito simples agora: olhe para Mim com seu coração, e imediatamente seu espírito ficará poderoso. Você terá uma senda para a prática, e Eu guiarei cada passo seu. Minha vocábulo será revelada a você em todos os momentos e em todos os lugares. Não importa onde ou quando, ou quão oposto seja o envolvente, Eu o farei ver claramente, e Meu coração lhe será revelado, se você olhar para Mim com o seu; dessa maneira, você correrá toda a estrada adiante e nunca perderá seu caminho(A Vocábulo, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 13”).

Portanto, não importa quais dificuldades enfrentemos, podemos responsabilizar em Deus com a mesma fé inabalável que Davi. Com a presença de Deus, nossos corações estão livres do susto. Desde que estejamos dispostos a responsabilizar Nele, Ele nos guiará da negrume para a luz.

2. “Muito-aventurado o varão que suporta a provação; porque, depois de ratificado, receberá a grinalda da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).

Na vida, cada um de nós enfrentará testes e tentações. Esses desafios muitas vezes trazem dor, frustração e confusão. No entanto, oriente versículo nos diz que aqueles que suportam a tentação são abençoados, e essas provas não são sem significado. Cada teste não é somente uma dor, mas também um cadinho para nossas vidas — um instrumento que Deus usa para nos moldar e refinar. Deus permite que passemos por esses tempos difíceis não para nos ver falhar, mas para nos ajudar a crescer, capacitando-nos a testemunhar Sua obra e desenvolver uma fé genuína Nele. Assim porquê Deus diz: “Quando você tem fé de que verá Suas ações em sua experiência prática, logo Deus aparecerá a você e o iluminará e guiará a partir de seu interno. Sem essa fé, Deus será incapaz de fazer isso. Se você perdeu a esperança em Deus, porquê será capaz de testar Sua obra? Portanto, somente quando você tiver fé e não homiziar dúvidas a reverência de Deus, somente quando você tiver verdadeira fé Nele, não importa o que Ele faça, Deus o esclarecerá e iluminará por meio de suas experiências, e somente logo você será capaz de ver Suas ações. Todas essas coisas são alcançadas através da fé. A fé vem somente por meio do refinamento e na exiguidade de refinamento, a fé não pode se desenvolver(A Vocábulo, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Aqueles que hão de ser aperfeiçoados devem passar pelo refinamento”).

Imagine um desportista que só pode depreender resultados excepcionais através de um treinamento rigoroso. Da mesma forma, nossa fé é gradualmente refinada por meio de testes e provações. Cada luta é uma forja de nossa fé, aproximando-nos da recompensa final — a grinalda da vida. Às vezes, podemos sentir que não conseguimos suportar esses desafios, mas Deus nunca nos impõe fardos que excedam nossas capacidades. Ele entende nossos limites e sabe que essas provações são essenciais para o nosso prolongamento na vida. Quando estamos dispostos a responsabilizar em Deus e perseverar através da tentação, veremos Suas promessas se cumprirem em nossas vidas, e essa grinalda da vida será nossa recompensa.

3. “Mas Ele sabe o caminho por que eu ando; provando-me Ele, sairei porquê o ouro” (Jó 23:10).

Leste versículo é uma enunciação de fé feita por Jó em meio a um grande sofrimento. Quando todas as suas dificuldades surgiram — perdendo sua riqueza, saúde e entes queridos, enfrentando até mesmo dúvidas daqueles ao seu volta — Jó permaneceu firme em sua crença de que Deus entendia tudo o que ele estava passando. Ele sabia que essas provações não tinham a intenção de destruí-lo, mas de purificá-lo e fortalecê-lo. A fé de Jó era porquê ouro refinado; ele acreditava que, em seguida o teste de Deus, sua vida seria ainda mais pura e bela.

Na vida, cada um de nós irá testar dor e provações — talvez a perda de um ente querido, uma doença grave, dificuldades financeiras ou sentimentos de confusão e solidão profundas. Nesses momentos, frequentemente nos sentimos impotentes e atordoados, até questionando se Deus ainda está nos cuidando ou se fomos esquecidos. No entanto, é nesses tempos sombrios que nossa fé é colocada no “forno”, assim porquê o ouro é refinado em altas temperaturas. Esse processo remove impurezas e falsidades de nossas vidas, permitindo que nossa fé e paixão por Deus se tornem mais puros e genuínos. Assim porquê Deus diz: “Não fique desanimado, não seja fraco, e Eu esclarecerei as coisas a você. A estrada para o reino não é tão fácil; zero é assim simples! Vocês querem que as bênçãos venham a vocês facilmente, não querem? Hoje, todos terão provações amargas para enfrentar. Sem tais provações, o coração amoroso que vocês têm por Mim não se tornará mais poderoso e vocês não terão um paixão verdadeiro por Mim. Mesmo se essas provações consistirem simplesmente de circunstâncias menores, todos devem passar por elas; só a dificuldade das provações é que variará de uma pessoa para outra. As provações são uma bênção Minha, e quantos de vocês vêm com frequência diante de Mim e imploram de joelhos as Minhas bênçãos? Crianças tolas! Sempre pensam que umas poucas palavras auspiciosas contam porquê Minha bênção, porém não reconhecem que o amargura é uma das Minhas bênçãos. Aqueles que compartilham do Meu amargura certamente compartilharão da Minha mel. Essa é a Minha promessa e a Minha bênção para vocês(A Vocábulo, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 41”).

A vocábulo de Deus nos diz que sofrimento e provações não são uma punição, mas uma perdão e bênção privativo. Embora o caminho do sofrimento não seja fácil, é o caminho para o reino de Deus. As provações nos ajudam a perceber que o glamour passageiro deste mundo não pode sustentar nossa felicidade ao longo da vida; somente o paixão de Deus e a promessa de Seu reino são nosso base eterno.

Que cada um de nós cresça através de nossas provações, e que cada lágrima que derramamos se transforme no guloseima orvalho da fé, tornando-nos mais fortes e puros. As bênçãos de Deus não estão somente nos dias calmos, mas também durante as noites tempestuosas. Quando confiamos em Deus porquê Jó fez, Ele certamente nos trará uma manhã radiante.

4. “Na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo queimação, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo(1 Pedro 1:6-7).

Esta passagem revela a alegria única que os cristãos encontram no sofrimento. Embora enfrentemos várias provações e desafios na vida, por trás delas está o projecto maior de Deus. Enquanto a prova de nossa fé pode ser dolorosa, é mais preciosa do que o ouro, pois nos traz louvor, glória e honra quando Jesus Cristo aparece.

Assim porquê o ouro precisa ser refinado no queimação, nossa fé também deve ser purificada através das provações. À medida que as impurezas são queimadas e o ouro se torna mais puro, nossa fé é continuamente refinada e elevada através dos testes. As provações não têm a intenção de nos fazer perder a fé; ao contrário, elas revelam a verdadeira natureza de nossa fé, fortalecendo-a e fortificando-a.

A história de Jó é uma ilustração perfeita da fé. Ele suportou tremendas provações em sua vida, perdendo todas as suas posses e filhos, enquanto sofria com dolorosas feridas em seu corpo. No entanto, mesmo em uma situação tão desesperadora, ele permaneceu firme em sua crédito em Deus. Ele proferiu palavras que intimidaram Satanás: “Jeová deu, e Jeová tirou; bendito seja o nome de Jeová” (Jó 1:21). “Receberemos de Deus o muito, e não receberemos o mal?” (Jó 2:10). Jó não culpou Deus por ter perdido tudo; em vez disso, ele persistiu em responsabilizar em Deus e se sujeitar à Sua vontade em meio à sua dor. Sua fé foi refinada nas provas ardentes, tornando-se tão pura quanto o ouro fino.

As dificuldades e desafios que enfrentamos na vida podem queimar nossa fé porquê queimação, mas também a refinam e purificam. O ouro não desaparece nas chamas; em vez disso, torna-se mais puro e radiante. Da mesma forma, a verdadeira fé não se desvanece diante das adversidades; ela se torna mais resiliente e poderoso através da obra de Deus em nossas vidas.

Uma vez que Deus diz: “A que se refere esta vocábulo ‘fé’? A fé é a crença genuína e o coração sincero que os humanos deveriam possuir quando não podem ver nem tocar alguma coisa, quando a obra de Deus não está alinhada com as noções humanas, quando está além do alcance humano. Essa é a fé da qual Eu falo. As pessoas necessitam de fé durante períodos de dificuldade e refinamento, e a fé é alguma coisa que é seguido pelo refinamento; refinamento e fé não podem ser separados. Não importa porquê Deus opera e independentemente do tipo de envolvente em que você está, você é capaz de buscar a vida e de buscar a verdade, de buscar o conhecimento da obra de Deus e de ter um entendimento das Suas ações, e você é capaz de agir de consonância com a verdade. Fazer isso é o que é ter fé verdadeira, e fazer isso demonstra que você não perdeu a fé em Deus. Você só pode ter a fé verdadeira em Deus se for capaz de persistir em buscar a verdade por meio do refinamento, se você for capaz de verdadeiramente amar a Deus e não desenvolver dúvidas sobre Ele, se, não importa o que Ele faça, você ainda praticar a verdade para satisfazê-Lo, e se for capaz de buscar nas profundezas Sua vontade e de estar circunspecto à Sua vontade(A Vocábulo, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Aqueles que hão de ser aperfeiçoados devem passar pelo refinamento”).

A vocábulo de Deus nos mostra que a fé não se trata somente de responsabilizar Nele em tempos de obséquio e bênção, mas também de manter uma crédito firme e genuína quando não conseguimos ver Sua obra ou sentir Sua presença. Deus permite que experimentemos essas “dificuldades temporárias” porque Ele valoriza o resultado final de nossa fé. Embora a dor das provações seja real, ela é temporária, e a colheita que finalmente recolhemos é uma fé eterna.

Quando nós, assim porquê Jó, estamos dispostos a obedecer e concordar os testes de Deus mesmo em nossos momentos mais difíceis, e continuamos a responsabilizar Nele de forma inabalável, nossa fé será refinada no queimação, tornando-se mais pura, brilhando porquê ouro fino diante de Deus. Portanto, não desanime pela dor e confusão que enfrenta, pois Deus tem um propósito em cada provação que suportamos. Ele conhece o caminho que trilhamos e está cônscio de cada luta e esforço que fazemos. Quando persistimos em responsabilizar Nele, Ele nos guiará através todas as nossas provações e nos conduzirá à tranquilidade e luz eternas. Que cada um de nós continue a buscar a verdade com norma inabalável em nossas provações, ame a Deus sinceramente e busque compreender Seu coração durante nosso processo de refinamento. Pois o teste de nossa fé não somente traz dor, mas também imensa glória e colheita.

5. O Senhor Jesus disse: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em Mim tenhais tranquilidade. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo(João 16:33).

Vivendo em um mundo implacável, o sofrimento é inevitável. Enfrentamos ameaças de várias desastres, pressões econômicas, o tormento de doenças e relacionamentos quebrados, cada um nos deixando exaustos em corpo e espírito. À luz de tudo isso, a tranquilidade pode parecer um luxo. No entanto, as palavras confortantes do nosso Senhor Jesus neste versículo nos lembram que a tranquilidade não vem deste mundo; ela se origina de dentro, da nossa crédito em Jesus.

Neste mundo, o sofrimento é a norma, mas Deus já venceu o mundo, e essa vitória nos traz uma tranquilidade que transcende nossas circunstâncias. Deus não promete que seremos livres do sofrimento, mas nos assegura que Ele triunfou sobre tudo. Independentemente dos desafios que encontramos, Seu triunfo abriu um caminho pleno de esperança para nós. Podemos estar certos de que, não importa quão difícil a vida se torne ou quão dura a veras possa ser, podemos permanecer destemidos porque confiamos no Deus que conquistou todas as forças escuras deste mundo. Uma vez que Deus diz: “Aquiete-se em Mim, pois Eu sou seu Deus, o único Redentor de vocês. Vocês devem aquietar seu coração em todos os momentos e viver em Mim; Eu sou sua rocha, seu pilar. Não tenham outra opinião, mas confiem em Mim com todo o seu coração, e Eu certamente aparecerei a vocês — Eu sou o seu Deus!(A Vocábulo, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 26”).

Somente Deus é nosso refúgio e nossa única manadeira de base. Que possamos nos apresentar diante Dele para obter força e conforto, encontrando firmeza em meio à turbulência. Não importa quão grandes sejam as dificuldades que enfrentamos, nosso Deus já venceu a guerra por nós. Precisamos simplesmente responsabilizar Nele e colocar os fardos de nossas vidas em Suas mãos, sem mais temer as tempestades deste mundo.

Que cada um de nós continue a responsabilizar firmemente em Deus durante nosso sofrimento, avançando sem susto, confiando em Sua força. Pois nossa tranquilidade não depende se o mundo está descansado, mas do indumento de que Deus já venceu oriente mundo por nós.

Desenlace

Através desses 5 versículos, podemos ver que Deus não está somente conosco em nosso sofrimento, mas também usa essas provações para nos moldar, tornando nossa fé tão pura quanto ouro. Quer enfrentemos confusão, dor ou um horizonte incerto, as promessas de Deus nos trazem conforto e esperança sem termo. Ele já venceu o mundo, e Seu paixão e perdão nos guiarão para fora de todos os vales e para um horizonte refulgente.

Camarada, se as dificuldades da vida te deixarem perdido e desamparado, não desanime; Deus é nossa única crédito e ajuda. Você pode se sentir à vontade para entrar em contato conosco através da janela de bate-papo online na segmento subordinado do nosso site. Compartilharemos a vocábulo de Deus com você e o ajudaremos a encontrar o caminho para receber Sua ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *